segunda-feira, março 12, 2007

... inveja

* in.ve.ja: sf (lat invidia) 1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem. 2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta. 3 O objeto que provoca esse desejo. Var: invídia.


a inveja é um dos sentimentos mais desprezíveis dentre os que pairam nesta terra de ninguém, já que reúne quase todas as sortes de mesquinharias e maldades.

é, também, um dos sentimentos que despertam o dó, uma vez que a pessoa que a carrega consigo dispensa tempo e energia mirabolando maneiras de arrancar o bem-estar alheio, de causar alguma forma de desconforto, mas só é capaz de tanto desperdício pra poder satisfazer a angústia e a dor que tem dentro de si, sendo plenamente infeliz com o que tem ao seu alcance.

antes de destruir o próximo, a inveja faz mal é pra quem a alimenta todos os dias. assim como a mágoa, inveja empobrece a alma.... e, para os mais infelizes ainda, tem o efeito contrário ao desejado: uma manifestação hipócrita que pretenda machucar alguém pode se tornar uma grande piada e trazer como resultado não o desespero, mas a paz, da mais simples e sincera, essa mesma que vira felicidade...

*segundo o dicionário Michaelis.

3 comentários:

Thá disse...

Ju, um patuá bem elaborado resolve todo o problema!

Beijos grandes e obrigada por estar por aqui!

luamorzinha disse...

ah, concordo plenamente! a inveja é, sem dúvida, o pior sentimento que alguém poderia ter em relação à outra pessoa. e eu já presenciei coisas horrendas por conta dessa inveja. uma nhaca, que só vendo.

by the way, tá tudo bem com vc?

bjos


ps: o filme do al gore devia ser divulgado mais. eu só fiquei sabendo desse filme pelo Bhuda, no blog dele. é excelente! vale a pena alugar e assistir com a família toda.

Prisokinha disse...

Amore, inveja é, por certo, um dos sentimentos mais pequenos e intrinseca a qqr ser humano.

Entretanto, há uma única forma de ser positivä: que é quando, ao contrário de se perder tempo mirabolando planos para estragar a felicidade alheia, o invejoso toma aquilo que o outro tem mas ele nao como exemplo a ser seguido, e meta a ser conquistada.

A inveja, nesse sentido, pode se tornar um desafio para nos tornarmos alguém melhor do que somos!

Big Beijo, luv ya!
Pricka